Apple Exposta



Há quase um mês, foi publicada - em tecmundo.com.br - uma notícia relatando que os EUA estavam processando a Apple por conluio nas vendas de eBooks. Conforme a Bloomberg, a Apple estaria de tramoia para prejudicar a Amazon.

A companhia de Steve Jobs queria estabelecer um modelo de negócios que favorecesse as editoras, que poderiam definir preços elevados, e prejudicasse o modelo de negócios da concorrente — a qual usa valores promocionais e incentiva a compra dos produtos.

Agora, um novo capítulo da história pode gerar sérios problemas para a Apple. Um e-mail, revelado pelo site AllThingsD, comprova que Steve Jobs mandou uma mensagem eletrônica para James Murdoch, da empresa News Corporation, sugerindo tal esquema. No texto enviado fica claro que Jobs critica a Amazon e sugere preços mais elevados.


Apesar de ser um documento importante, tais informações não significam que a Apple terá de pagar alguma indenização. Este e-mail é apenas uma das provas que podem colocar a empresa em maus lençóis, mas, conforme nota o AllThingsD, pode ser que a corte não veja o e-mail como algo prejudicial ao mercado de vendas de eBooks. Aguardemos pelo próximo capítulo.

Com o avanço tecnológico sobre a comunicação e os seus meios, as empresas não conseguem mais se esconder. Esquemas e atitudes antiéticas não conseguem mais ficar em sigilo durante muito tempo, pois as informações sempre, mais cedo ou mais tarde, acabam chegando ao ouvido dos públicos.

O caso abordado pela matéria acima, de uma das companhias mais inovadoras e admiradas do mundo, serve como um conselho para todas as empresas: que elas procurem ficar atentas às suas próprias atitudes no mercado e mantenham sempre a transparência acerca de suas ações. De outro modo, serve também como uma amostra do poder que o consumidor tem hoje, pois se o mesmo sabe como é a conduta de cada organização no mercado, ele é ator fundamental para a construção da reputação - positiva ou negativa - da marca.*

* Análise crítica acrescentada pela Hub Network.
Fonte: tecmundo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário