Desde que o primeiro computador foi criado, muitos anos já se passaram e a tecnologia evoluiu em uma escala assustadora. No entanto, por mais que os cientistas se esforcem, essas máquinas não chegam nem perto da capacidade de processamento de dados de um cérebro humano.
Por conta disso, fica a pergunta: quando é que os computadores vão chegar perto da “cabeça” de uma pessoa? Para responder essa pergunta, o pessoal da Mother Jones criou uma pequena animação, como você pode conferir acima. Nela, alguns cálculos são feitos, levando em consideração a evolução progressiva apresentada por essas máquinas.
No final das contas, se a situação atual — em que o poder de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses — continuar evoluindo, é bem provável que as máquinas tenham uma capacidade igual ou muito semelhante à dos cérebros humanos no ano de 2025. Será que isso vai mesmo acontecer? Qual é a sua opinião?
A partir dessa previsão, muitos questionamentos podem ser feitos sobre a trajetória por onde estamos levando a tecnologia. O primeiro já foi feito anteriormente na própria notícia: será que somos capazes de criar máquinas tão capacitadas quanto nós?
Indo além, se conseguirmos, quanto avanço e desenvolvimento para a sociedade, como um todo, poderemos gerar? Quantas soluções e benefícios poderemos extrair dessas tecnologias tão poderosas?
De outra forma, olhando para o outro lado da moeda, será que realmente precisamos de máquinas tão avançadas assim? Qual o grau de autonomia que elas terão? Que tipo de riscos estaremos criando para nós mesmos? Será que não teremos inventado algo que possa competir conosco ou até nos substituir?*
* Análise crítica acrescentada pela Hub Network.
Fonte: tecmundo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário