WalkMac, o primeiro "portátil" da Apple



Pouca gente sabe, mas na época dos walkmans a Apple lançou o WalkMac. Não, esse não é o bisavô do iPod, mas uma primeira versão dos MacBooks, lançada em 1987. A ideia de ter um aparelho portátil rodando um software da Apple era, na época, uma das possibilidades mais modernas e incríveis.

David Carnoy publicou algumas informações sobre o notebook na CNET, ao encontrar um WalkMac nas coisas antigas de seu irmão. O Colby WalkMac foi o primeiro Macintosh a operar com bateria e, ao mesmo tempo, o primeiro aparelho portátil da marca, que contava com um display LCD.

Como o próprio nome indica, o Colby WalkMac (o aparelho) não foi fabricado pela Apple, mas pela Colby Systems, empresa pioneira em aparelhos eletrônicos fundada por Chuck Colby em 1982. Dois anos depois, a Apple lançou o Macintosh Portable, mas o Colby continuou bem nas vendas, já que ele tinha um processador mais forte (Motorola 68030 contra os 16 MHz 68HC000 do Portable).

Depois da relíquia chamada Apple I, nos deparamos com esta peça de antiguidade que é - ou pelo menos tenta ser - o primeiro "notebook" da Apple.

Provavelmente, o que mais te impressionou na matéria não foram as informações do texto, mas a foto acima delas.

A imagem compara fisicamente a bugiganga denominada WalkMac com o atual MacBook Air e é tão impressionante a diferença que é até engraçado de se ver. É exatamente o tipo de foto que nos faz pensar: "como isso podia ser considerado alta tecnologia?!" e "nossa, olha o que a gente achava que era tecnologia portátil!". Até porque o equipamento, que mais parece uma maleta que contém uma bomba a ser ativada, só pode ser chamado de WalkMac (traduzido em Mac Portátil) com muita força e disposição não é verdade?*

* Análise crítica acrescentada pela Hub Network.
Fonte: tecmundo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário